quinta-feira, 11 de junho de 2009

Quinta, 11 de junho de 2009

Alunos da Unesp fazem manifestação no Jd. Público
Alunos protestaram contra a precarização do ensino e a invasão do campus da USP, pela tropa de choque da polícia, na terça-feira
Comente esta notícia!


(Da Redação) - Estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Rio Claro, fizeram no início da tarde de ontem uma manifestação no Jardim Público. O ato foi em repúdio à repressão aos estudantes da USP (Universidade de São Paulo) feita pela tropa de choque da polícia, na terça-feira.
Segundo Alyne Arins, colaboradora do Caped (Centro Acadêmico de Pedagogia), o ato reuniu alunos de todos os cursos da Unesp. "Estamos protestando contra o não direito à voz e ao diálogo", defende a estudante. A manifestação foi uma forma de marcar posição quanto aos fatos que vêm acontecendo na USP, onde os funcionários, professores e alunos estão em greve há mais de 30 dias.
De acordo com Alyne, o ato também teve como objetivo esclarecer a população sobre o que está acontecendo na universidade e na educação de forma geral. "O discurso do governo é democrático, mas na prática não há democracia", afirma. "Estamos reivindicando nosso direito ao diálogo com as reitorias", acrescenta.
O ato de ontem foi aprovado na assembleia geral dos estudantes realizada na noite de terça-feira. Na reunião, alunos que tinham ido participar da manifestação em São Paulo relataram os acontecimentos que culminaram com o confronto com a tropa de choque. "Alguns alunos voltaram, outros ficaram presos na Faculdade de História, ilhados pela tropa de choque", conta Alyne.
A colaboradora critica a ação da polícia porque os estudantes estavam fazendo uma manifestação pacífica e foram duramente repreendidos. "Não podíamos deixar isso passar em branco", destaca. Ela ainda cobra um posicionamento dos professores da Unesp local que até agora não se manifestaram sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário